"AMERICANTO AMAR AMÉRICA" : UM POEMA COMPLETA 50 ANOS !






AMERICANTO AMAR AMÉRICA 

& OUTROS POEMAS  

(Capa do livreto / Nordestal Editora, 

Recife - PE, 1975)  


          Escrito em São Paulo (SP), no ano de 1972, e lançado pela primeira vez em um livreto, de composição e impressão tipográfica da Gráfica Gárcia, de Catende - Americanto Amar América & Outros Poemas, Nordestal Editora, Recife, PE, 1975-, este poema, que já alcançou 4 edições impressas e 1 digital...  completou, neste ano de 2022, a idade exata de 50 anos de sobrevivência. 

          O poema não tem lá tanto valor, o poeta é pobre e sem "influência" nenhuma, não faz média no soçaite universitário e midiático,  somando-se a isso a memória curta dos contemporâneos, a indigência do nosso jornalismo cultural e a desgraça deste tempo tempo brasileiro pandêmico e ainda  ameaçadorsmente fascista, esta data, com certeza, não quer dizer porra nenhuma para a maioria dos "leitores" nordestinos e brasileiros...  Mas tem muito mais história do que um grande número de "poesia" louvada por qualquer um e "livro" que anda por aí em tiragens reduzidas e aplaudidas de 50 ou 100 exemplares que não alcançam ninguém.  

          Conto esta história.  

          Escrevi o poema AMERICANTO, aos 21 anos de idade, depois do lançamento do meu primeiro livro de poesia - um magro volume sem título -, de viajar com esse livro para alguns lançamentos, depois de caminhar e perambular pelas estradas  da Rio-Bahia, de voltar a Palmares, minha cidade natal (de onde saí aos 19 anos de idade) e de retornar a São Paulo, sem emprego e sem endereço certo. Me lembro que o escrevi em uma casa de vila onde residi com duas tias, irmãs da minha mãe, operárias bem empregadas,  e uma amiga delas, na rua Evaristo da Veiga, bairro de Belenzinho. Mas não me lembro como o escrevi. E o poema foi escrito num jato só, como se tivesse de arrancá-lo do meu corpo,  sem pensar ou arquitetar nada, numa espécie de transe de olhos abertos, um vômito, uma hemorragia verbal. Isso foi  tão forte, tão carnal, tão doloroso-prazeroso, que me causou uma espécie de medo, como se não me pertencesse, e não pertencesse a ninguém. O poema estava escrito por inteiro - na manhã, tarde, noite ? de um dia - e eu o guardei e silenciei ainda em São Paulo, onde ele nasceu. Em São Paulo onde eu estava vivendo uma fase difícil e interessantíssima, compartilhada com poetas novos, leituras inquietantes, e, mesmo com dificuldade financeira, mergulhado numa liberdade que nenhum  dinheiro paga ou conquista. Dois livros - Geração Beat - Antologia (Editora Brasiliense, São Paulo - SP, 1968), que me foi presenteado pela poetisa paulista Haidée Sorensen, e Pan-América, romance, de José Agrippino de Paula,  (Editora Tridente, Rio de Janeiro - GB, 1967), que eu comprei em um sebo na Avenida São João, centro de São Paulo -, fizeram parte das minhas leituras nesse tempo da criação do meu poema AMERICANTO. Mesmo tendo sido escrito em 1972, esse poema - que recebeu inicialmente o título  de "Tributo à Geração Beat", não foi divulgado em momento nenhum, e só  seria publicado em 1975, depois que eu organizei  e publiquei a antologia Poetas de Palmares (Editora Palmares - PE, 1973). 

          O livreto Americanto Amar América & Outros Poemas (Nordestal Editora, Recife - PE, 1975), 24 páginas, composição e impressão tipográfica realizada na Gráfica Garcia, em tiragem de 1.000 exemplares, é apresentado com um texto ("Um poeta com os pés no chão") do escritor catendense Pelópidas Soares, reproduzido na contracapa. Entre outras palavras, o contista e jornalista pernambucano afirma : 

          "A sua poesia carrega a angústia da fase transitória de sua geração que aguenta o peso da tragédia dos nossos dias prenhes de incertezas. Geração que fecha as portas de um passado e abre as portas para um  futuro, em que o homem, o mais adaptável dos animais, vencerá, afinal !  Mesmo que tenha de erguer-se do caos."   

          O poema, na primeira parte do livreto, é dedicado "à geração beat, que pariu o Anti-Sonho"; na segunda parte - Outros Poemas - estão publicados "Oração de Narciso", "Cantiga ao redor do teu seio", "Cântico para Joelina", "Poema" (para Lea Tereza Lopes), "Canção para meninas" e  "Uma fazenda no Éden" (dedicado a Marconi Notaro). Nesse tempo eu assinava a publicação com o nome Juhareiz Korreya (Daí, talvez, a afirmativa de Pelópidas Soares no texto de apresentação : "Dentro do seu jeito extravagante, Juhareiz Korreya é um homem sério.")    

          O livreto não foi lançado de forma convencional e tambem não o coloquei à venda em livrarias. Eu o apresentei em municípios da minha Região, a Mata Sul - Palmares, Catende, Água Preta, Barreiros -, e no Recife, visitando colégios de segundo grau e a FAMASUL - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul... Contei, para isso, com a abertura e colaboração de alguns professores de Português e de Literatura, a exemplo de um César Giusti, Pedro Américo de Farias, Luciano Marinho, Bezerra de Lemos, e, em dois casos notáveis, com a censura explícita de diretores de um colégio recifense e do Curso de Jornalismo da UNICAP. 

           No Recife, as divulgações elogiosas de Geneton Moraes Neto (coluna "Ensaio Geral") e Paulo Azevedo Chaves (coluna "Poliedro"), colunistas do DIARIO DE PERNAMBUCO, e de Beth Salgueiro e Cyl Gallindo, do semanário JORNAL DA CIDADE, fizeram valer a pena a edição do livreto Americanto : A divulgação, no semanário, por exemplo, despertou a atençao do cantor e compositor Paulo Diniz, que voltava ao Recife no domingo em que o jornal chegou às suas mãos... Aí nasceu a canção "Poema para Lea", gravada no elepê Estradas (Emi Odeon, Rio de Janeiro -RJ, 1976) e regravada por Wanderlea no elepê Vamos que eu já vou (Emi Odeon), no mesmo ano.


                                                                                                                                  JUAREIZ CORREYA 

                                                                                                                            (Recife, dezembro 2022)

                                                                                                                                                                      


          

          

          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POETAS DE PALMARES (1973)

"AMERICANTO AMAR AMÉRICA" : UM POEMA COMPLETA 50 ANOS ! (Segunda Edição)